Ortodontia

Centro de Diagnóstico e Tratamento da ATM        
fundado em 1989 
cro sp 2900

CURSO DISFUNÇÃO DA ATM

CONTATE-NOS

 

DTM09

 

O que a ortodontia (correção dental e esqueletal) pode fazer por seu filho ou você?

Muito! Melhorar a estética facial, o sorriso, a função do sistema estomatognático (mastigação, fala, deglutição, postura). Pesquisas mostram que pessoas que fizeram ortodontia (quando indicado) sentem-se satisfeitos.

Ortodontia não é somente para criança.

Atualmente, mais de 40% dos pacientes ortodônticos têm idade acima de 18 anos. Pessoas com idade acima de 60 anos obtiveram resultados satisfatórios com tratamento ortodôntico.

Braquetes transparentes

A grande preocupação dos pacientes adultos tem sido com a estética dos braquetes utilizados pela ortodontia. Felizmente a evolução dos fabricantes foi grande. Atualmente além da eficácia mecânica os braquetes são extremamente estéticos. Pacientes que necessitam de estética total (v.g.: artistas de TV, cinema) poderão beneficiar-se do revolucionário Sistema Invisalign

Ortodontia e ATM

Pesquisas tem mostrado que aproximadamente 80% dos pacientes que necessitaram de tratamento da ATM são indicados para ortodontia como tratamento irreversível.

O tratamento ortodôntico de pacientes tratados de disfunção da ATM requer cuidados especiais.  Os braquetes devem inicialmente serem colados em um dos arcos (preferencialmente o arco superior) e mantendo-se a placa interoclusal utilizada no tratamento da disfunção da ATM no outro arco.

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico ?

O tempo de tratamento ortodôntico dependerá de cada caso. Em média a duração de um tratamento Ortodôntico é de 2 anos para a dentição permanente.

Quando procurar o ortodontista?

Sorriso desagradável, apinhamento dental, criança com dificuldade de se alimentar, dificuldade de higienização dental, demora na troca dos dentes temporários, mandíbula pequena, dentes parecem grandes demais, desgaste dental e outros fatores.

A figura animada (ClinCheck, INVISALIGN) exemplifica um caso clínico de paciente jovem (18 anos), tratada de disfunção da ATM durante 3 meses. O ClinCheck evidencia a posição inicial da mandíbula e os movimentos que serão efetuados pelos alinhadores.

 

Como acontece com outras articulações sinoviais (o joelho é um exemplo clássico), disfunções intra-articulares comprometem a musculatura circunvizinha à articulação, causando principalmente atrofia e fraqueza.

No caso da ATM acontece exatamente o mesmo tipo de alteração: disfunção intra-articular crônica promove alteração na musculatura (principalmente masseteres) levando-a a atrofiar-se e enfraquecer. Claro que essas alterações musculares dificultam funções (mastigar, falar, deglutir) mas afetam também a estética facial. As imagens abaixo mostram:

 

            

1. Fotos feitas durante o tratamento da disfunção da ATM. Paciente está assintomática, inicia-se o fortalecimento dos músculos mastigadores (indispensável antes do início de tratamento irreversível, no caso ortodontia).

            

2. Paciente assintomática durante tratamento ortodôntico (3 meses após o início). Aparelho ortodôntico fixo, braquetes transparentes no arco superior, no arco inferior continua utilizando placa interoclusal resiliente (BioPLAST). Observar a acentuada melhora da estética facial.

website design software
[Home] [ATM] [DTM] [Tratamento] [Ortodontia] [Invisalign] [Damon System] [Implantes] [Profissionais] [CEREC] [Apneia]